Webinar Grátis

Técnicas e Ações Propostas para Recuperação de Áreas Degradadas

O doutor, mestre e engenheiro florestal, Tiago Freitas, explicou ao vivo Técnicas e Ações Propostas para Recuperação de Áreas Degradadas, com diferentes níveis de intervenção: Estudo de caso na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, região Noroeste Fluminense.

Inscreva-se para assistir, na íntegra, o Webinar completo!


Veja quais são nossos diferenciais!

Por que assistir ?


Nesse webinar foram abordados os principais tópicos relacionados à técnicas e ações propostas para recuperação de áreas degradadas, com diferentes níveis de intervenção: Estudo de caso na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, região Noroeste Fluminense.

Tópicos abordados


A decisão sobre qual técnica e manejo adequado para a recuperação de um ecossistema degradado, depende de alguns aspectos, que devem ser observados. Inicialmente, deve-se se fazer um histórico do uso do solo, identificar a intensidade das perturbações. A análise do uso do solo e das condições ambientais vai definir o grau de degradação da área em questão. Ao mesmo tempo, é importante analisar as condições do ambiente em torno dessa área, incluindo a paisagem em que a área degrada está inserida. Não menos importante, deve-se identificar as barreiras que impedem a regeneração natural.



Transmissão


A transmissão foi realizada no dia 19 de dezembro, às 19h30min (HORÁRIO DE BRASÍLIA).

O convidado


O professor Tiago Freitas possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com ênfase em silvicultura, sistemas agroflorestais e recuperação de áreas degradadas. Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com ênfase em silvicultura, sistemas agroflorestais e recuperação de áreas degradadas. Atuou como estagiário na empresa Ambiental Consultoria e Projetos na área de Manejo e Recuperação Florestal. Atuou como Analista Florestal, na empresa Clonar Resistência à Doenças Florestais durante a implantação de teste clonal em Maceió, AL.

Recursos Hídricos


A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Relevância do tema


A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.