Webinar Grátis

A Importância dos Sistemas de Informação Geográficas (SIG) no agronegócio.

O doutor, mestre e engenheiro florestal, Gustavo Marcatti, explica qual a importância da utilização correta dos Sistemas de Informação Geográficas (SIG).

Inscreva-se para assistir, na íntegra, o Webinar completo!


Veja quais são nossos diferenciais!

Por que assistir ?


Nesse webinar foram abordados os principais tópicos relacionados a sistematização do pensamento e resolução de problemas utilizando o SIG.

Tópicos abordados


- Conceituação essencial e importância;

-SIG: uma nova forma (nem tão nova assim) de sistematizar o pensamento e resolver problemas;

- Exemplos de problemas resolvidos em diferentes áreas de atuação: agrícola, florestal e meio ambiente.

Relevância do tema


É válido destacar que existe uma tendência geral, em todos os setores da sociedade, de espacializar dados e informações, e se tem cada vez mais consciência que a componente espacial faz parte do contexto da informação, e consequentemente, importante para interpretar resultados, tomar decisões e resolver problemas.

O convidado


O professor Gustavo Marcatti possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Mestrado e Doutorado em Ciência Florestal pela pela mesma instituição. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, Otimização, Modelagem Numérica de Terreno, Agricultura/Silvicultura de Precisão, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Programação Computacional e Geotecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente.

SIG


Os Sistemas de informação geográficas (SIG)podem ser definidos como um conjunto de métodos organizados para coletar, manipular, processar, visualizar, analisar e disseminar dados espacialmente referenciados, isto é, os dados referentes ao fenômeno estudado é acompanhado da localização, basicamente coordenadas X e Y.